A maioria dos brasileiros acredita que a democracia é a melhor forma de governo no Brasil.
De acordo com pesquisa Datafolha, 69% apoiam a manutenção do sistema democrático; para 17% tanto faz se o regime for democracia ou ditadura e 8% veem o regime ditatorial como aceitável em certas circunstâncias.
Os demais, num total de 6%, preferem não opinar.
Comparando esse levantamento, que foi feito nos dias 12 e 13 de dezembro, com pesquisa feita em março, os percentuais variaram dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A variação do apoio à democracia, no entanto, foi para baixo e da tolerância ao regime democrático, para cima.
Em março, 71% avaliavam a democracia como melhor forma de governo no Brasil e 7% optariam pela ditadura em certas circunstâncias.
Ainda de acordo com o Datafolha, os homens são os que mais demonstraram apoio à democracia, sendo 74%, contra apoio de 64% das mulheres.
Já no recorte por escolaridade, o apoio ao sistema democrático é de 87% entre os mais escolarizados, com nível superior, e de 56% entre os menos instruídos.
Outro destaque da pesquisa é que a maior parte dos brasileiros, 52 em cada 100, avaliam que não há nenhuma chance de o Brasil se tornar uma ditadura novamente. Os que acreditam que há muita chance são 21%, mesma parcela que aqueles que veem pouca chance de mudança no regime de governo.
Repórter: Milena Abreu