A contagem regressiva para o Natal já começou. Faltam menos de 15 dias para uma das mais importantes celebrações do calendário cristão.
Se você já começou a comprar presentes para trocar com familiares e amigos notou que algumas coisas estão mais caras este ano.
A CNC, Confederação Nacional do Comércio, CNC, estima que produtos típicos da data devem ficar, em média, 5,8% mais caros este ano.
A desvalorização do real frente ao dólar e o aumento nos custos de produção são os principais responsáveis pela alta nos preços.
Entre os produtos que tem pesado mais no bolso do consumidor neste fim de ano, em relação ao Natal de 2023, estão os livros;
Produtos para a pele, sapatos, joias e bijuterias, perfumes, vinhos e alimentos, no geral, estão custando mais.
Por outro lado, o preço de alguns itens caiu e vale ficar de olho.
Artigos de cama, mesa e banho e eletrodomésticos são um exemplo. As bicicletas e os brinquedos, de modo geral, também estão mais baratos.
Os especialistas recomendam cautela com as compras nessa época do ano para não perder o controle do orçamento.
Algumas das principais dicas são fazer uma lista com os presentes que precisam ser comprados e estabelecer um limite de gatos. O ideal é já ir acompanhando os preços e adiantando as comprar para evitar gastos de última hora.
Repórter: Milena Abreu