Mais de 30 mulheres morrem por semana vítimas de câncer de mama em Minas Gerais Guar
Líder Notícias
Publicado em 28/10/2024

Cerca 33 mortes são registradas por semana só em Minas Gerais por conta do câncer de mama.

Segundo a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até o mês de outubro deste ano, 7.602 mulheres foram diagnosticadas com a doença no Estado. Os dados mais recentes sobre óbitos, conforme a pasta, consideram o período de janeiro a agosto de 2024: foram, ao todo, 1.064 vidas perdidas para a doença.

Conforme o Ministério da Saúde, o câncer de mama responde por aproximadamente 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Homens também podem ser diagnosticados com a doença, mas é raro, representando menos de 1% dos casos. Ainda segundo a pasta, a enfermidade é relativamente rara antes dos 35 anos. Já acima dessa faixa etária, a incidência cresce de maneira progressiva, especialmente depois dos 50 anos.

Segundo especialistas, se a doença for descoberta na fase inicial, a chance de cura pode chegar a 98%. A realização de mamografias anuais é fundamental para o diagnóstico precoce.

Em nota, o Governo de Minas explicou que o primeiro atendimento das mulheres acontece na Atenção Primária à Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Depois disso, as pacientes são encaminhadas para os serviços da atenção de média complexidade para a realização da mamografia. Nos municípios que não contam com o serviço de mamografia, elas são encaminhadas para a realização do exame nos polos microrregionais.

 

Os sintomas do câncer de mama são, Edema na pele, semelhante à casca de laranja; Retração cutânea; Dor; Inversão do mamilo; Hiperemia, que é a alteração na circulação sanguínea da paciente; Descamação ou ulceração do mamilo e Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

Comentários