Senado aprova volta do seguro obrigatório para veículos
Líder Notícias
Publicado em 08/05/2024

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou por 15 votos favoráveis contra 11, o projeto de lei que recria o seguro obrigatório para donos de veículos, o antigo Dpvat (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres).

O valor do novo seguro gira em torno de R$ 50 e R$ 60 por ano, sem diferença entre motos e veículos.

O seguro é usado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, além de financiar o Sistema Único de Saúde (SUS) e ações de educação e prevenção de acidentes por meio da Secretaria Nacional de Trânsito. O novo seguro agora deve se chamar Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (Spvat).

Criado em 1974, o Dpvat era um seguro obrigatório destinado a indenizar vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional. A indenização era paga em casos de morte, invalidez permanente total ou parcial e para o reembolso de despesas médicas e hospitalares da rede privada por danos físicos causados por acidentes com veículos automotores de via terrestre ou por suas cargas.

A cobrança foi extinta em 2021, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Agora, com a aprovação do projeto, o seguro anual obrigatório voltará a ser cobrado de proprietários de veículos a partir do ano que vem.

com sucessofm

Comentários