A terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já deve ser paga em Minas Gerais. A escala começou com os finais 1 e 2, e vai até sexta-feira (22), para os finais 9 e 0.
O pagamento pode ser feito diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos bancos Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Mais BB, Santander e Itaú – basta informar o número do Renavam do veículo. Banco do Brasil e Itaú recebem apenas de correntistas.
Para pagar nas casas lotéricas, é necessário apresentar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que deve ser emitido no site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG).
Além disso, contribuintes com conta em qualquer instituição financeira podem quitar o IPVA por meio de PIX. Nesse caso, o QR Code também deve ser gerado no site da SEF-MG.
O não pagamento do imposto no prazo gera multa de 0,3% ao dia até o 30º dia. Depois disso, há multa de 20%, além de juros.
Alerta de golpes
O governo reitera os cuidados que os proprietários de veículos devem ter na hora de pagar o IPVA. O principal é acessar apenas o site oficial da Secretaria de Fazenda (www.fazenda.mg.gov.br) e não clicar em links recebidos por e-mail ou aplicativos de mensagens.
A Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) vence no dia 1º de abril. O valor da TRLAV é de R$ 39,36.
com sucessofm