A Fifa anunciou neste domingo (17), após reunião com o Conselho, a realização da Copa Intercontinental. O torneio será anual e vai substituir o atual Mundial de Clubes. O anúncio foi feito em Jedá, na Arábia Saudita, onde acontece o último Mundial no atual formato.
A partir de 2025, o novo mundial, agora chamado de “Copa do Mundo de Clubes” terá 32 equipes e será disputado nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho. Até o momento, três times brasileiros estão confirmados, o Palmeiras (campeão da Libertadores em 2021), o Flamengo (campeão continental em 2022) e o Fluminense (campeão em 2023).
A principal mudança com a Copa Intercontinental está no regulamento. A partir de 2024, a final da competição terá sempre o vencedor da Champions League.
Os demais clubes campeões continentais se enfrentarão em “playoffs”, mas com os cruzamentos pré-programados. As equipes sul-americanas, campeãs da Libertadores, por exemplo, enfrentarão sempre uma equipe campeã da Confederação da América do Norte e Caribe (Concacaf). A decisão será em jogo único, com mando de campo definido no primeiro ano por sorteio, e nos demais, um continente receberá o jogo.
Outras definições no formato:
Na primeira rodada, de forma alternada, os vencedores da Liga dos Campeões da Ásia ou da Liga dos Campeões da África jogarão em seu estádio contra os vencedores da Liga dos Campeões da Oceania. Na fase seguinte, o vencedor duela contra o campeão continental que ficou à espera, sem jogar na primeira fase;
Esse vencedor do chaveamento que envolve a Ásia, África e a Oceania irá enfrentar o vencedor do outro chaveamento, que envolve América do Sul e Concacaf; este jogo já acontecerá em campo neutro;
Por fim, a equipe que sobreviver a essa disputa vai enfrentar o campeão europeu, novamente na mesma sede com estádio neutro.
As datas para a edição inaugural da competição em 2024
As primeiras etapas serão agendadas pela FIFA em consulta com os clubes e as confederações;
O play-off acontecerá em 14 de dezembro de 2024 em local neutro;
A final acontecerá no dia 18 de dezembro de 2024 no mesmo local neutro.