PIS/Pasep: veja como receber o benefício ‘esquecido’ por mais de 540 mil trabalhadores
Líder Notícias
Publicado em 07/12/2023

Segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Empregos, trabalhadores formais e servidores públicos, ainda podem sacar R$ 535,8 milhões referentes ao abono salarial do PIS/Pasep de 2023. De acordo com relatório, o valor ainda não foi sacado por 540.832 trabalhadores que tem direito ao benefício.

O PIS (Programa de Integração Social) é pago pela Caixa Econômica Federal a trabalhadores da iniciativa privada com emprego formal. O Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é pago pelo Banco do Brasil aos servidores públicos.

Vale destacar, que o último lote de pagamento foi liberado em 17 de julho, mas quem ainda não resgatou o dinheiro poderá fazê-lo até 28 de dezembro. Depois disso, será necessário aguardar o próximo calendário, que ainda não foi definido pelo governo federal.

Quem tem direito ao PIS/Pasep:

Tem direito ao abono do PIS/Pasep quem trabalhou com carteira assinada ou foi servidor, recebendo até dois salários-mínimos no ano-base. Além disso, é preciso estar inscrito há ao menos cinco anos no programa e ter os dados informados corretamente pelo empregador ao ministério na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

A consulta para saber se tem direito é feita no aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no Portal Gov.br. Quem é cliente da Caixa ou do Banco do Brasil já recebeu o dinheiro diretamente na conta, nas datas de pagamento conforme o calendário anual do PIS/Pasep.

Como fazer a consulta:

Acesse o site https://servicos.mte.gov.br/spme-v2/#/login e clique em “Entrar com gov.br”

Faça login com seu CPF e senha cadastrados no Portal Gov.br. Caso não tenha cadastro, é possível fazê-lo neste site

Em seguida, clique em “Abono Salarial”

Na próxima tela, aparecerá a informação se o trabalhador receberá ou não o benefício

 

Pelo aplicativo:

No celular ou tablet, baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, caso não o tenha.

Faça login com seu CPF e senha cadastrados no Portal Gov.br. Caso não tenha cadastro, é possível fazê-lo neste site.

Na tela inicial, clique em “Abono Salarial – Consultar”. Caso a opção não apareça, clique no menu da parte de baixo da tela, depois, em “Benefícios e Abono Salarial”

Na próxima página, aparecerá a informação sobre os valores a receber

 

Com informações: sucessofm.com

Comentários