Jovens são 50% das pessoas vivendo com HIV em MG
Minas Gerais
Publicado em 01/12/2023

 

e 2021 para 2022, Minas Gerais registrou um aumento de 3% no número de diagnósticos de HIV/Aids – que cresceu de 4.628 casos para 4.751. No último ano, no entanto, o número de exames positivos em jovens-adultos de 20 a 34 anos diminuiu em 90 casos,segundo o infectologista Tupinambás acredita estar subnotificado.

“A pandemia teve influência nesse sentido. As pessoas deixaram de ir a unidades de saúde, deixaram de fazer o teste. Há a previsão, inclusive, de assistirmos a um aumento nos registros no próximo ano, após esse retorno às atividades sociais. Não dá para comemorar essa queda como se fosse uma tendência”, alerta. 

Além disso, chama atenção outros gargalos do próprio funcionamento da atenção à saúde que acabam afastando os jovens, principalmente de áreas vulneráveis ou periféricas, de serem assistidos e diagnosticados.

“É preciso combater os determinantes sociais da doença, as dificuldades de acesso ao SUS.

Em BH, dia de prevenção terá luau 

Para marcar a o Dia Mundial da Luta contra a Aids com ações de conscientização do tema, o Centro de Luta Pela Livre Orientação Sexual e Identidade de Gênero de Minas Gerais (Cellos MG) organizou um “Luau de Prevenção” no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro da capital, a partir das 19h. Longe de ser um evento tradicional, o luau busca atrair os jovens com uma programação marcada por atrações musicais. 

Com informações: otempo.com.br/

Comentários