O atleta Wallace, do Cruzeiro e campeão olímpico com a Seleção Brasileira de Vôlei, foi condenado a três meses e 15 dias de prisão por ter instigado violência contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em janeiro deste ano. A pena foi convertida em pagamento de multa no valor de R$ 20 mil.
A sentença foi determinada nesta semana, pelo juiz Jorge Gustavo Serra de Macedo Costa do Tribunal Regional da 6ª Região, sediado em Belo Horizonte. O magistrado entendeu que o oposto agiu com dolo ao incentivar a violência contra o político.
Ainda segundo magistrado, “a instigação, no contexto político instaurado no país à época, seria facilmente capaz de inspirar que o comportamento sugerido migrasse do plano das ideias para o plano da realidade”. A sentença foi publicada inicialmente pela Folha de São Paulo.
Na decisão, o juiz ainda recordou que o resultado da enquete mostrava que a maioria daria um tiro no atual presidente. “Esse estímulo se ampliou diante o compartilhamento do assombroso resultado da enquete, indicativo de que a maior parte do público executaria o homicídio da autoridade máxima do país, o que poderia encorajar o efetivo cometimento do fato sob a justificativa falaciosa de refletir a vontade da maioria”, escreveu
O Caso Wallace
No dia 31 de janeiro, Wallace publicou uma foto nas redes sociais com uma arma, dentro de um clube de tiro. Posteriormente, um seguidor perguntou se ele daria um tiro na cara de Lula com a arma que segurava na foto.
O oposto republicou o questionamento do seguidor e abriu uma enquete questionando se “alguém faria isso”. A opção “sim” se tornou a mais votada entre as pessoas que participaram.
A publicação de Wallace ganhou repercussão nacional, e teve o repúdio de políticos e setores do Governo Federal. O jogador foi punido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e ficou impedido de atuar pelo Cruzeiro e pela Seleção Brasileira.
Após liminares e uma intensa disputa jurídica, Wallace foi punido por 90 dias e já cumpriu a suspensão. Ele segue disputando normalmente a Superliga pelo Cruzeiro.
Com informações: Sucesso fm Divinópolis